Banco de materiais de construção faz a diferença na vida de famílias de Irineópolis
Na localidade de Bom Sossego, a 40 km de distância do centro de Irineópolis, um novo lar é construído para Josieli Aparecida Winter e Natanael Ferreira, que já estão contando os dias para a chegada de sua primeira filha. A casa que vai tomando forma pelas mãos do pai de Josieli contará com portas, janelas e itens que foram encaminhados pelo município através do Banco de Materiais de construção, projeto que recebe a doação de materiais que podem ser reutilizados e os destina às famílias que necessitam.
“A gente não tem condições de fazer tudo e de comprar os materiais. Com essa ajuda vamos conseguir montar mais um tanto da casa, vai melhorar bastante”, conta Josieli. O banco de materiais de construção foi implantado em 2021 no município e busca oportunizar a população em risco de vulnerabilidade social o repasse de materiais de construção que sobraram de obras e foram doados por empresas e pessoas. As doações feitas pelo banco de materiais contemplam pessoas com renda familiar de até três salários mínimos, inclusas no Cadastro Único. “ A entrega dos materiais às famílias é feita após o preenchimento de cadastro na secretaria de assistência social e também entrevista socioeconômica”, explica a assistente social Valéria Opautchak, que realiza as entrevistas e as visitas domiciliares do programa.
A gestão do banco de materiais é feita pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Obras, que registra os itens disponíveis para entrega às pessoas que têm o cadastro aprovado pela secretaria de assistência social. “Quem desmanchou algum cômodo ou casa de madeira, quem está trabalhando com obra ou trocou alguma porta, janela, telha e deseja doar os materiais que podem ser reaproveitados, podem entrar em contato com a prefeitura para que esses materiais sejam entregues às pessoas que não tem condições de comprar”, explica o secretário de urbanismo e obras, Laudair Moreira.
A doação de itens para o Banco de Materiais já fez a diferença na vida de algumas famílias de São Pascoal, Bom Sossego e do bairro Valões que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Quando o poder público e a comunidade trabalham juntos, quem ganha é a população. O banco de materiais é a prova disso, é um trabalho feito em conjunto e que já está oportunizando melhores condições de moradia a diversas famílias, que assim como a Josieli do Bom Sossego sonham com uma casa, com um lar melhor para sua família”, destaca Valéria.
Se você tem materiais de construção que podem ser reaproveitados e deseja fazer a doação para o banco de materiais, entre em contato com a prefeitura pelo whatsapp 47 9176-8258 receba mais orientações.