Bairro Valões recebe Mutirão Contra o Mosquito
A Secretaria de Saúde de Irineópolis iniciou hoje no bairro Valões o mutirão contra o mosquito, que visa eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chicungunya. Amanhã a ação acontece no bairro Nossa Senhora Aparecida e no dia 28 de fevereiro no São Francisco e Jardim Brand.
O mutirão conta com a dedicação das equipes do programa Cidade Limpa e Solidária, do Departamento de Urbanismo e da Vigilância Epidemiológica, que batem de porta em porta para orientar os cidadãos e recolher materiais que podem acumular água e se tornarem criadouros do mosquito, como embalagens vazias, lonas, entre outros. Durante o mutirão também são disponibilizadas caçambas para o descarte de entulhos, pneus e materiais recicláveis.
Os moradores estão colaborando com as equipes e engajados na luta contra o mosquito. “É um mutirão excelente. Nós temos que combater a Dengue, porque ela mata! Mantendo tudo limpo e organizado não teremos esse problema”, avalia Maria Elizabete Benda, que acompanhou o trabalho das equipes no bairro Valões.
A secretária de saúde, Giseli Kempinski, enfatiza que o trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti é constante em Irineópolis. “Embora sejam intensificadas no verão, quando o clima é propício para a proliferação do mosquito, as ações de orientação à população, monitoramento dos focos e combate ao Aedes aegypti acontecem o ano todo”, explica a secretária.
A Secretaria de Saúde realiza monitoramento constante dos indicadores de infestação do mosquito. Atualmente há 23 armadilhas no perímetro urbano, duas em São pascoal e duas em Poço Preto que indicam semanalmente o aumento ou não da presença do vetor. Em 2020, mais de 90 municípios catarinenses foram considerados infestados, entre eles Irineópolis, que em 2019 registrou 73 focos do mosquito.