Mais de 130 alunos recebem certificados de formatura do Proerd em Irineópolis

Mais de 130 estudantes de Irineópolis receberam o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência (Proerd). A cerimônia de formatura das turmas de quinto ano foi realizada na última sexta-feira, 30, no Ginásio Municipal de Esportes.

Prestigiando a cerimônia, a vice-prefeita, Circe Neppel Sfair, falou sobre a importância do programa para a formação dos jovens e construção de uma sociedade melhor. “Fico muito feliz em participar de mais uma formatura do Proerd aqui em Irineópolis. Esse é um trabalho que incentiva o respeito entre as pessoas, forma os cidadãos e ajuda a combater as drogas. O município só cresce quando nós temos jovens e adultos que plantaram e ensinaram o que é melhor para as pessoas que moram aqui”, destacou a vice-prefeita.

Durante a formatura também aconteceu a premiação de redações sobre o programa, com a entrega de mascotes do leão DARE para os seguintes alunos: Kelwin Matheus Machado Oliveira e Antônia Renata Polla (Grupo Escolar Dalmo Edson Sfair); Liana Aparecida da Silva ( NE. Adolfo Konder); Jonas Emídio (NE Guilherme Bossow) e Débora Emanuela da Silva (Grupo Escolar Zélia Milles). “Vamos sempre lembrar da professora, do Dare e de tudo que aprendemos. Nossa palavra chave será sempre respeito: respeito aos amigos, respeito aos professores, respeito a nossa saúde e respeito à vida”, destacou a aluna Liana em sua redação.

A secretária de educação, Chirlei Lezan Kuyava, fez um apelo aos pais para que estejam sempre presentes na vida de seus filhos. “Os filhos são nossos maiores tesouros. De tudo o que construímos na vida, de tudo que temos, não existe bem maior do que os nossos filhos. Estejam presentes, acompanhem o desenvolvimento deles”, disse a secretária, que também pediu aos alunos formados para que sigam as orientações que receberam durante o Proerd. “Sejam isso tudo que vocês propuseram a ser nesse programa de combate às drogas e a violência. Sejam do bem, sejam cidadãos da paz, porque é isso que o mundo precisa que as famílias precisam”, falou Chirlei.

Da mesma forma que a secretária de educação, o major Paulo Ricardo Galle, comandante da Polícia Militar de Porto União, também se dirigiu aos pais, destacando a importância dos bons exemplos em casa para o futuro das crianças e adolescentes. “A função primordial de entregar o senso de certo e errado é de vocês, tudo aquilo que vocês fazem ecoa nas crianças. A educação dos filhos segue uma linha muito tênue, uma balança de dois pratos que devem estar sempre equilibrados, os pratos da disciplina e do amor”, ressaltou o major, que também agradeceu os instrutores do Proerd e as escolas pelo trabalho e ao município pela parceria. “ Irineópolis está sempre abrindo as portas para a Polícia Militar para a aplicação desses programas, desde o estudante cidadão, passando pelo Proerd até o programa Atitudes moldam emoções, com o público do ensino médio”, comentou.