Campanha Leão Amigo

Você sabia que o imposto devido para a Receita Federal pode ser revertido em ações em prol de crianças, adolescentes e idosos do município?
Se você ou sua empresa tiver imposto de renda para pagar neste ano, pode optar por destinar parte do valor para ações sociais no município onde reside. Em Irineópolis, a campanha “Leão Amigo”, busca levar informação, sensibilizar a comunidade e arrecadar recursos para a ampliação de ações com o público infanto-juvenil e idosos em situação de vulnerabilidade.


A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Juliana Portes, explica que a legislação permite que até 6% do imposto devido seja convertido em doação no momento da entrega da declaração do imposto de renda. “ É uma forma de parte desse recurso ficar no município ao invés de ir em sua totalidade para a receita federal. Não há nenhum custo adicional para o contribuinte, ele apenas estará direcionando o imposto devido para ações que beneficiarão crianças, adolescentes e também idosos de Irineópolis”, explica Juliana.
As pessoas físicas podem doar até 6% do valor devido durante o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, já a jurídica pode doar 1%. Para doar é necessário optar pelo modelo completo de declaração. O sistema da Receita Federal calcula o valor dentro do que pode ser destinado. É possível acessar através do site https://www.gov.br/receitafederal/pt-br.


Caso o contribuinte tenha restituição a receber, o valor destinado ao Fundo da Infância ou Fundo do Idoso será somado a restituição. Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, o valor destinado será abatido do que deverá ser pago. “ Todas as ações realizadas com recursos dos fundos, tanto o da infância como também do idoso, são monitoradas e geridas pelos conselhos municipais, que têm a participação da sociedade civil organizada. Essas doações não custam nenhum valor adicional aos cidadãos e fazem toda a diferença para o público atendido”, destaca a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rosana Pereira.

Procure o seu contador para obter mais informações e tirar dúvidas sobre a declaração de imposto de renda.