Samu e Bombeiros realizam simulado de atendimento a emergências

Quem passou pela Avenida 22 de Julho na manhã de sexta-feira percebeu uma movimentação diferente próximo da Secretaria de Saúde. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu de Irineópolis realizaram simulado integrado de atendimento a vítimas de acidente de trânsito. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e dos Agentes de Trânsito, sendo prestigiada por estudantes e pela comunidade local.

Para o prefeito Lademir Arcari, iniciativas como o simulado integrado são de grande importância para estimular a adoção de comportamentos mais seguros no trânsito, levar orientações à comunidade além de demonstrar o preparo das equipes de atendimento. “Os estudantes e a população que parou para assistir ao simulado puderam ver de perto como são feitos os atendimentos às vítimas. As informações transmitidas pelas equipes foram de grande importância para orientar sobre como acionar os serviços de socorro e ajudar as vitimas”, destacou o prefeito.

A secretária de saúde, Giseli Kempinki, ressalta o trabalho desenvolvido em parceria entre as equipes. “O Samu e os Bombeiros trabalham juntos para atender bem a nossa população. O simulado foi um exemplo disso, ele foi preparado em conjunto pelas equipes para levar mais orientações à população, demonstrando ainda o preparo dos profissionais de atendimento que atuam no município”, destacou a secretária de Saúde, Giseli Kempinski.

Durante o simulado as equipes demonstraram como é realizado o atendimento em caso de acidente com colisão frontal entre dois carros, envolvendo duas vítimas com uma delas presa nas ferragens. Além de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes, o simulado também evidenciou o preparo das equipes de atendimento. “A demonstração foi feita de forma pausada para que os espectadores pudessem assistir e entender cada passo, a população pode ver o trabalho dos órgãos públicos no atendimento das vítimas, ambas com escoriações e suspeita de fratura, conscientes e orientadas. As equipes trabalharam de forma simultânea e coordenada, demonstrando como seria a estabilização, desencarceramento e extração das vítimas, de forma segura, rápida e eficiente para o bem maior do paciente”, explica o sargento Marcelo Ritzmann, do Corpo de Bombeiros de Irineópolis.