Integrantes dos grupos do Cras participam de palestra sobre saúde bucal e qualidade de vida
O trabalho em parceria entre a saúde e assistência social está fazendo a diferença para crianças, adolescentes e idosos que participam dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos do Cras. Uma das iniciativas realizada em conjunto entre os setores foi a palestra sobre saúde bucal e qualidade de vida, que levou orientações sobre cuidados diários e prevenção de doenças.
De forma dinâmica e interativa a dentista da equipe de estratégia de saúde da família do centro, Lígia Custódio, explicou sobre forma correta de realizar a higienização bucal, ressaltando a necessidade de sempre escovar os dentes após as refeições. A palestra também abordou outros hábitos que contribuem com a melhoria da qualidade de vida. “ Além da higiene bucal e higiene corporal, a conversa com as crianças e adolescentes também abordou a questão do respeito, a gentileza que gera gentileza, alimentação saudável, respeito aos animais e atitudes positivas”, destaca Lígia.
Para o grupo de idosos as orientações incluíram os cuidados com as próteses dentárias. “Desde informações sobre a confecção até o período em que é necessário trocar a prótese”, comenta a dentista. O serviço de confecção de próteses dentárias é totalmente gratuito para a população e está disponível nas unidades de saúde do Centro, Serrinha, Rio Branco e São Pascoal.
A coordenadora do Cras, Juliana Portes, conta que cerca de 125 pessoas participaram da palestra, que aconteceu nos períodos matutino e vespertino. “Atividades como essas são importantes para conscientizar sobre os cuidados com a saúde bucal, prevenindo problemas que possam vir a surgir no futuro”, avalia Juliana.