Irineópolis é contemplada com programa Defesa Civil na Escola

A primeira turma de Irineópolis contemplada pelo programa Defesa Civil na Escola já está desenvolvendo atividades teóricas e práticas. A escola Adolfo Konder representa o município nesta edição do programa, aplicando conteúdo e levando informações aos estudantes do sétimo ano.

Na manhã desta terça-feira, 24, a coordenadora municipal da Defesa Civil, Cassiana Brand, conversou com os alunos sobre o trabalho realizado em Irineópolis, destacando a importância da atuação junto à comunidade antes, durante e depois de eventos adversos. A coordenadora falou sobre eventos que atingiram o município, como tornado, ciclone, estiagem e enchente, explicando quais ações foram realizadas para reduzir os danos e prestar atendimento às famílias atingidas. “A Defesa Civil atua na prevenção de desastres e também no atendimento às pessoas vítimas de eventos adversos, buscando reduzir os danos causados em curto espaço de tempo, de forma eficiente e humana”, explicou Cassiana.

A secretária municipal de educação, Chirlei Lezan Kuyava, ressaltou a relevância do programa Defesa Civil na Escola. “É uma iniciativa que chega para contribuir com os estudantes e suas famílias, levando informações importantes sobre os eventos climáticos, gestão de riscos e desastres, de forma que possam realizar ações de prevenção ou em casos que não for possível saibam onde e como buscar auxílio”, comentou a secretária.

“Para nós é uma satisfação muito grande poder contar com esse programa em nossa escola. Cada atividade acrescenta novos aprendizados para os estudantes, que além de terem acesso a mais conhecimentos, tornam-se disseminadores de informações relevantes para a comunidade onde residem”, destaca a diretora Andreia Kaschuk Janiszewski.
O programa Defesa Civil na Escola é uma proposta criada pela Defesa Civil de Santa Catarina visando promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes, na população frente a ocorrência de eventos adversos. Na Escola Adolfo Konder as atividades do programa defesa civil na escola são coordenadas pela professora Andreia Krull e pela assistente técnica pedagógica Miriam Olbertz Meirelles.