Alunos participam de projeto social com dança em Irineópolis

As crianças que participam dos programas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), de Irineópolis agora contam com uma nova atividade, o Hip Hop. As aulas iniciaram no início de março e estão sendo ministradas pela bailarina Ana Flavia Nicolotti, de Porto União com objetivo de aproximar os alunos da dança, como forma de trabalhar a disciplina, integração social e coordenação motora, colaborando para melhorar o rendimento escolar e o processo educacional das crianças e adolescentes que participam do Cras.

Segundo Ana, as aulas acontecem no contra turno escolar dos alunos e o estilo escolhido foi o Hip Hop, preferido entre as crianças. “As aulas são puxadas, os alunos cansam muito, mas aprendem vários passos diferentes”, diz. Conforme a professora, o objetivo inicial é mostrar o trabalho do Cras na Mostra de Dança, que acontece em julho. “As crianças do Cras nunca se apresentaram na Mostra e este ano teremos em média 80 crianças dançando neste evento”, diz.

De acordo com a professora que é bailarina profissional de competição e dança desde os três anos de idade, as aulas de dança ajudam na disciplina e na concentração dos alunos. “Já tive relato de que muitos alunos já melhoraram o comportamento depois das aulas”, comenta. Para ela, todo projeto social com dança é muito bom para as crianças, pois a dança muda muito a vida das pessoas. “Essas crianças motivam a gente a acreditar”, destaca a professora que se sente satisfeita em também poder levar a dança para o interior. “Muitos alunos são do interior e isso é muito legal, pois motiva os pais a participarem da vida dos filhos e os filhos a ter uma atividade diferente.”

Formada em Educação Física, a bailarina comenta sobre o estilo escolhido, o hip hop, que além de ser a preferência permite trabalhar de forma integrada. “É uma dança bem livre e um gosto comum entre os alunos, onde soltam o corpo com adrenalina e cansam muito”, explica. O estilo aplicado é o hip hop acadêmico que tem uma base de passos técnica. Os alunos estudam a dança e mais tarde aprenderão estilos diferenciados de hip hop. “É uma cultura muito forte que os alunos podem estudar e vão ter gosto por ela”, comenta.

Ana Nicolotti integra a companhia Corpo e Dança, de Porto União e além de ministrar aulas para o Cras em Irineópolis, atualmente possui uma escola particular de dança no município, que funciona na Sociedade Recreativa e Cultural nas terças e quintas-feiras. A escola conta com aulas de balé clássico, para crianças a partir dos dois anos e meio, jazz infantil e juvenil, hip hop infantil, dança livre, ginástica e zumba e já conta com mais de 60 alunos.

Prefeitura de Irineópolis – SC

Jornalista Ellen Colombo –MTb 0004252 SC