Conselho de Desenvolvimento Rural debate prioridades do PPA da Epagri

Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) elencaram as prioridades de Irineópolis que devem integrar o Plano Plurianual 2018/2021 (PPA) da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).  Os temas que devem ser incluídos no PPA foram definidos durante reunião na tarde de terça-feira, 09, realizada no Centro de Uso Múltiplo.

Para a elaboração do documento que irá nortear os trabalhos da Epagri nos próximos quatro anos, foram realizadas duas reuniões no município. A primeira delas aconteceu em setembro na comunidade de São José do Timbózinho e contou com a participação dos integrantes da Associação dos Produtores de Leite de Irineópolis. Já o segundo momento para a construção do PPA ocorreu durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural, onde, além da apresentação das demandas levantadas no encontro anterior, foram formados grupos para avaliar e priorizar propostas.

Por meio de votação foram definidas diversas prioridades, entre elas a disponibilização de mais técnicos da Epagri para atender as propriedades rurais de Irineópolis; a busca de recursos para aplicação nas propriedades por meio de programas como Novo SC Rural, Projeto Estruturante, entre outros; Organização da comercialização de hortifrutigranjeiros (agregação de valor); Turismo Rural, Piscicultura e elaboração de projetos de crédito sem custo ao agricultor.

De acordo com o secretário de agricultura de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, a participação dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Rural foi essencial para definir ações estratégicas que devem ser realizadas em conjunto com a Epagri e visam o desenvolvimento das propriedades rurais e do município.

Reunião do CMDR

Além de definir as prioridades do Plano Plurianual da Epagri, a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural também teve como pauta o projeto Rede de Vizinhos, que deverá ser implantado em mais duas localidades; A realização do curso de Guia de Trânsito de Animais (GTA) ofertado pelo Senar e Sindicato dos Produtores Rurais; Avaliação da qualidade dos serviços executados pelo programa Porteira Adentro e o Uso e Controle das Plainas Niveladoras de Arrasto.