Evento dá início à colheita da cebola em Irineópolis

Produtores rurais participaram na última quinta-feira, 09, de evento organizado pela Secretaria de Agricultura de Irineópolis que  deu início à colheita da cebola no município. Além de palestras, orientações, lançamento de uma nova variedade de cebola, as atividades também oportunizaram a troca de experiência entre os produtores do município e convidados das cidades de Ituporanga e Aurora.

O secretário de Agricultura de Irineópolis, Eraldo Konkol, conduziu o evento e falou sobre a importância da produção de cebola como alternativa para a diversificação das propriedades e movimentação econômica do município. “A cebola é uma cultura bastante importante, uma boa opção aqui no nosso município”, destacou o prefeito Juliano Pozzi Pereira que falou ainda sobre o importante papel da administração pública como incentivadora do processo de diversificação das propriedades.

Engenheiro agrônomo que há cerca de trinta anos atua na Epagri, de Ituporanga, Daniel Schmidt, apresentou um panorama do mercado da cebola nos últimos anos, destacando dados sobre a produção em Santa Catarina de 2010 a 2017 e aspectos como consumo, mercado e as medidas necessárias para melhorar a produção. Schmidt ressaltou que em 2016 o estado foi responsável por 38% da produção nacional de cebola.

Produtor de cebola e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Aurora (SC), Jelson Gesser, enalteceu a importância da união dos produtores rurais para o desenvolvimento da atividade. “Uma cooperativa vai ter muito mais representatividade no mercado em nível estadual e nacional. Nossa região está sofrendo muito com o comércio e com os compradores, porque não somos unidos, porque somos pequenos. Como cooperativa poderíamos buscar mais apoio e informações para fortalecer a cadeia produtiva”, disse Gesser, que também representou a Associação dos Produtores de Cebola de Santa Catarina (Aprocesc).

Durante a tarde, o engenheiro agrônomo da Epagri de Irineópolis, Eduardo Neves Vieira, fez o lançamento da variedade de cebola “Valesul”, com a presença deArno Zimmerman, proprietário da empresa Agritu, produtora e distribuidora de sementes. Outro momento importante do evento foi a explanação de Anderson Luiz Mees, que orientou e esclareceu dúvidas sobre os cuidados do final do ciclo e armazenagem da cebola.