Alunos participam de encerramento do programa Sanitarista Júnior

Na manhã de terça-feira, 12, foi realizado em Irineópolis o encerramento das atividades do ano letivo de 2017 do programa Sanitarista Júnior – Em defesa da agropecuária. O evento aconteceu no centro de Uso Múltiplo e reuniu professores, alunos e lideranças locais.

O programa Sanitarista Júnior é um projeto realizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) em parceria com a prefeitura, por meio das secretarias de Educação, Agricultura e Saúde.  Neste ano, os professores do quinto ano receberam formação para trabalhar o conteúdo do programa com os 172 estudantes participantes.

O programa nasceu da vontade de cultivar nas crianças o amor pela natureza e o desejo de conhecer a vida no campo, o trabalho do produtor rural e sua relação com o Meio Ambiente. Durante as aulas, os alunos puderam conhecer algumas das ações desenvolvidas pela Cidasc na parte de fiscalização de insumos e identificação do rebanho bovino, aprendendo como se prevenir contra diversas zoonoses e pragas que podem prejudicar os vegetais. Outro conteúdo abordado durante o programa foi o cuidado com o uso de agrotóxicos.

Durante o evento, a secretária de educação, Lilian Eliane Batschauer Ferreira, falou sobre a parceria entre a Prefeitura e Cidasc, que resultou em mais conhecimento para os alunos da rede municipal. “Esses alunos serão multiplicadores das iniciativas da Cidasc, da Epagri, cuidando do meio ambiente, e principalmente do lugar onde vivemos e, com isso, fazendo educação”, disse a secretária.

Para o secretário de Agricultura, Eraldo Konkol, projetos como este contribuem para a formação de bons profissionais. “Municípios agrícolas como o nosso precisam cada vez mais de profissionais preparados para conduzir a agricultura. Vocês aprenderam a fazer com que as coisas aconteçam sempre pensando na saúde das pessoas, na saúde dos animais e no meio ambiente e isso é muito importante”, comentou Konkol.

O  gerente da Cidasc, Miguel Cardoso,  destacou a importância do programa e a parceria consolidada com as prefeituras. “ É muito interessante a boa aceitação de todos os alunos, levando para casa informação para os pais, para os responsáveis. Em 2018 pretendemos fazer novas parcerias e também ampliar as já existentes”, comentou Cardoso. A coordenadora do programa, Maritza Martins Monzani, também falou sobre a relevância do trabalho realizado com os estudantes e o apoio das prefeituras.

Durante o evento, foram premiados alunos autores de textos  sobre o conteúdo abordado no programa. A Secretária de Saúde, Giseli Kempinski e as vereadoras Eleni Baum e Soraia Lopes também participaram do evento de encerramento do programa Sanitarista Júnior.