Outubro Rosa inicia com programação na cidade e no interior de Irineópolis

Caminhada, palestra, ações nas unidades de saúde de Irineópolis, além da decoração de vitrines e espaços públicos integram a programação da campanha que orienta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero.  As atividades do Outubro Rosa iniciaram nesta segunda-feira, 03, chamando a atenção para o cuidado com a saúde e práticas que ajudam a salvar vidas.

A cidade amanheceu com mais de três mil flores cor de rosa colocadas nos canteiros da Avenida 22 de Julho. Pelo caminho ornamentado pelas equipes da saúde com o apoio da secretaria de urbanismo, passaram as mais de 200 pessoas que participaram da caminhada alusiva ao Outubro Rosa. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de saúde em conjunto com a Associação dos Pacientes Oncológicos de Irineópolis (Apio), começou com caminhada e teve continuidade com orientações e palestra motivacional ministrada por Maria Genoveva Bordignon Esteves no Centro de Uso Múltiplo.             

A vice-prefeita, Circe Neppel Sfair, prestigiou o evento e destacou a importância do autocuidado para a prevenção de doenças.  “ A gente precisa se cuidar, cuidar da própria saúde, estar atenta a qualquer sinal de nosso corpo e procurar ajuda quando perceber que alguma coisa não está bem. Temos boas equipes na saúde de Irineópolis que sempre estão dispostos a cuidar bem das pessoas”, destaca a vice-prefeita. A presidente da Apoi, Tânia Ruckl Pereira, a primeira-dama Elisonete Drehmer Arcari, secretárias municipais, lideranças locais, estudantes e representantes de diversas instituições também acompanharam as atividades de abertura da programação do Outubro Rosa.

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde irá intensificar o atendimento às mulheres em todas as unidades básicas da cidade e do interior, com ações educativas e serviços que oportunizam o diagnóstico precoce da doença. “Outubro é o mês das ações de sensibilização da comunidade, mas vale lembrar que os encaminhamentos para mamografia e as coletas de preventivo acontecem o ano todo”, comenta a secretária de saúde, Giseli Kempinski.  “Em 2022 já foram feitas 173 mamografias, 61 custeadas pelo SUS e outras 112 pagas pelo município através do Cisamurc. O exame de mamografia é indicado para mulheres acima de 50 anos, que devem repetir o procedimento a cada dois anos. De janeiro até setembro também já foram feitas 1.956 coletas de preventivo”, explica Giseli.