Município realiza Conferência de Assistência Social

Com palestras, apresentações culturais e debates sobre diferentes eixos temáticos, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Irineópolis, realizada durante esta terça-feira, 20, mostrou a importância da participação popular para a deliberação de propostas e avanços das políticas públicas. O evento foi prestigiado por integrantes de programas e projetos do município, autoridades, servidores públicos e pessoas da comunidade, que dedicaram parte do dia para avaliar e propor melhorias ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Para o prefeito Lademir Arcari, as conferências são um espaço muito importante para a ampliação das ações realizadas pelo poder público. “É fundamental que a população atendida e os trabalhadores ajudem a construir as políticas necessárias em cada área da gestão pública”, disse o prefeito, que também destacou os projetos desenvolvidos pela equipe da Assistência Social do município. “É um trabalho muito bom para a garantia dos direitos, mas vai além disso. Temos programas que fazem o resgate da cidadania, como a horta comunitária, um projeto atual da secretaria e o cidade limpa e solidária, que vem a muitos anos fazendo a diferença e que hoje atende mais de 80 famílias. Essas ações ajudam os usuários do Cras a terem mais autonomia. Também quero destacar os programas que foram feitos a partir da pandemia, como o Cras no Campo e o Cras em casa que foram dois grandes projetos de inclusão social”, lembrou Arcari.

Esta edição da conferência teve como palestrante a assistente social e consultora da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Janice Merigo, que abordou o tema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Durante sua explanação, Janice abordou as mudanças que a política da assistência social teve no decorrer de 18 anos desde a implantação do SUAS e promoveu a reflexão sobre a forma de melhorar, qualificar e ampliar os serviços para atender a demanda da comunidade.

“Hoje o que temos percebido é que muitas vezes a sobrecarga é muito maior no âmbito dos municípios, que é quem executa e atende diretamente as famílias e indivíduos. Para chegar no SUAS que queremos precisamos ampliar recursos federais e estaduais para poder ampliar equipes, melhorar os nossos equipamentos, para poder ampliar grupos e atendimentos”, avaliou Janice, que também representou a presidente da Fecam no evento. A assistente social e consultora enalteceu a atuação da equipe e o trabalho desenvolvido em Irineópolis . “O município se destaca no estado de Santa Catarina e no Brasil pelo trabalho que vem sendo feito no Cras, principalmente pelas ações com as famílias da área rural”, comentou.

A vice-prefeita, Circe Neppel Sfair, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Kelly Alamara Kochan Ruckl, a secretária Vera Lúcia Piotrowski Cubas e a vereadora Eleni Baum também destacaram a importância da 14ª Conferência de Assistência Social para a garantia de direitos aos cidadãos. O evento contou ainda com a presença de secretários municipais, conselheiros e trabalhadores de diferentes áreas, que além da palestra acompanharam as apresentações culturais realizadas pelas crianças e adolescentes atendidos pelo Cras por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.