Sexta-feira tem arrastão contra o Aedes aegypti

O penúltimo sábado de novembro é considerado o Dia Nacional de Combate à Dengue. Em Irineópolis, a data será marcada pela intensificação de ações que visam eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya. As atividades acontecem nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, no centro e nos bairros Jardim Brand e São Francisco.
 
Na quinta-feira as equipes da saúde farão panfletagem para levar mais informações à população sobre as medidas que ajudam a acabar com o Aedes aegyti. Já na sexta-feira, 18, acontecem arrastões contra a dengue no bairro São Francisco e no Jardim Brand, com a vistoria pátios e recolhimento objetos que podem servir como criadouros do mosquito, como as lata, lonas e pneus que estejam em local aberto e possam acumular água. As ações são coordenadas pela secretaria municipal de saúde, por meio da vigilância epidemiológica, com apoio da secretaria de urbanismo e obras.
 
“ Nesse ano registramos 12 focos do mosquito em nosso município. Outras seis amostras foram coletadas em agosto e deram negativas para o Aedes aegypti”, conta a agente de endemias Dayane de Oliveira Meirelles. Para a secretária de saúde, Giseli Kempinski, o envolvimento de toda a população é de grande importância para a prevenção da dengue. “Esse período do ano, com a proximidade do verão, aumento das temperaturas e também ocorrência de chuvas favorece o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. Por isso o comprometimento da população em manter os cuidados, fazendo a limpeza dos pátios e eliminando os criadouros é fundamental para que não tenhamos nenhum caso da doença em nosso município”, destaca a secretária.