CMDCA inicia campanha de arrecadação de recursos para o FIA

Foi com uma roda de conversa que possibilitou a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas, que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) deu início à campanha de arrecadação de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A ação aconteceu nesta terça-feira, 04, no Centro de Uso Múltiplo.

O prefeito Lademir Arcari, a presidente da câmara de vereadores, Eleni Baum, o sargento bombeiro militar Marcelo Ritzmann, a secretária de Assistência Social, Vera Lúcia Piotrowski Cubas e a secretária municipal de educação, Chirlei Lezan Kuyava, também prestigiaram o evento, que contou com palestra de José Tadeu de Santana Junior, servidor público do município de São Bento do Sul. A doutora em serviço social, Maria Luiza Milani, também contribuiu com o evento, compartilhando informações relevantes sobre a gestão dos recursos.
A campanha coordenada pelo CMDCA tem como objetivo arrecadar fundos, por meio da destinação do imposto de renda devido, para o atendimento a crianças e adolescentes do município, ampliando as ações que proporcionam a garantia de direitos e a melhoria da qualidade de vida do público atendido.

A presidente do conselho, Juliana Portes, destaca que em 2022 foram arrecadados R$5.916,68 para o FIA. “Esses recursos tornaram possível a realização do Projeto Golfinho que atendeu 50 crianças e adolescentes, além de ações no combate à exploração sexual infanto-juvenil, o atendimento a medidas socioeducativas, entre outras ações”, comenta Juliana. Ela destaca ainda que para este ano a meta é ampliar a arrecadação para que mais crianças possam ser contempladas com as iniciativas. “Pretendemos fazer mais ações, com um público maior tanto da cidade como também do interior”, enfatiza.

Como contribuir com o FIA?

Uma das maneiras de contribuir é destinando parte do imposto de renda devido ao FIA. Ou seja, parte do que seria recolhido a Receita Federal pode ficar no município e contribuir com o presente e futuro de nossas crianças e adolescentes.
Pessoas jurídicas, tributadas pelo lucro real, podem destinar até 1% do Imposto de Renda devido. Já Pessoas Físicas podem destinar até 3% do Imposto de Renda devido, durante o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, pela declaração completa. O próprio sistema da declaração disponibilizará o DARF para pagamento referente à destinação deve ser efetuado até o último dia válido para a declaração do imposto.

Na sequência a Receita Federal repassará o valor diretamente na conta do FIA de Irineópolis Tendo imposto a pagar e optando pela declaração completa, o campo “Doação Direto na Declaração” será habilitado, podendo buscar o FIA de Irineópolis para fazer a destinação dos 3%.