Secretaria de Saúde de Irineópolis fará arrastão contra o Aedes aegypti
Nesta sexta-feira, 14, acontece mais um arrastão contra o Aedes aegypti em Irineópolis. A ação será realizada o dia todo no loteamento Colina Verde e tem como objetivo eliminar objetos que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chicungunya.
Durante o arrastão, serão realizadas vistorias em pátios e recolhimento de materiais como latas, lonas e pneus que estejam em local aberto e possam acumular água. As ações são coordenadas pela secretaria municipal de saúde, por meio dos agentes de endemias, com apoio da secretaria de urbanismo e obras, além das equipes do programa Cidade Limpa e Solidária.
Essa semana foi confirmado o primeiro caso de dengue em Irineópolis. O paciente tem 23 anos de idade, está hospitalizado e até o momento seu quadro de saúde estável. O jovem tem histórico de viagem para Itapema. “A prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, a transmissão de doenças graves como a dengue, a zika e a chikungunya. Precisamos da atenção e envolvimento de toda a população para acabar com os criadouros do mosquito”, alerta a secretária de saúde, Giseli Kempinski.
Em 2023, já foram registrados quatro focos do Aedes aegypti em Irineópolis, dois deles no Jardim Brand, um em Poço Preto e um no Colina Verde. A secretaria municipal de saúde reforça que além do arrastão, é necessário que cada morador faça sua parte no combate ao mosquito, mantendo os pátios limpos e eliminando qualquer objeto que possa acumular água.