Projeto envolve estudantes em ações de prevenção da dengue

Para intensificar as ações de cuidado e prevenção da dengue, a secretaria municipal de saúde passou a contar com mais aliados: os estudantes da rede municipal de ensino. Com a formação de novas turmas do projeto “Agentes Mirins de Combate a Dengue”, alunos do oitavo ano recebem orientações em sala de aula e participam de atividades práticas na comunidade, acompanhando de perto as equipes que realizam inspeções durante os arrastões contra o Aedes aegypti.

O Grupo Escolar Dalmo Edson Sfair foi o primeiro a receber a nova edição do projeto. “Eles tiveram atividade em sala de aula com explicações sobre a dengue, ciclo de vida do mosquito transmissor e também demonstração e orientações de como é feita a coleta das larvas”, explica a coordenadora do Nasf, Giliandra Brand. Os alunos também participaram de atividade em campo, em conjunto com as agentes de endemias e equipes de estratégia de saúde da família. “Nessa ação eles puderam identificar possíveis criadouros e como eliminar, identificaram as larvas e pupas e realizaram suas próprias coletas, que serão encaminhados para o laboratório LACEN, em Florianópolis”, destaca Giliandra.

Para a estudante Tatiane Sivers, além de contribuir com a prevenção de novos casos de dengue, a iniciativa também traz mais conhecimentos e proporciona novas experiências. “Pra gente é uma experiência muito boa, algo diferente, está sendo muito legal”, comenta. No primeiro dia de atividades foram envolvidos 60 alunos do Grupo Escolar Dalmo Edson Sfair. Nessa quinta-feira, 18, é a vez do Grupo Escolar Zélia Milles receber o projeto Agentes Mirins.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, durante o arrastão contra o mosquito, realizado em conjunto com os estudantes no bairro Aparecida e loteamento Colina Verde foram feitas cinco coletas de larvas, que agora seguem para análise em Florianópolis. “Quando o município tiver o resultado, as agentes de endemias retornarão na escola, dando o feedback para os estudantes”, ressalta Giliandra.