Modernização da administração reduz tempo, materiais e burocracia para instituições prestarem contas ao município

As muitas folhas de papel impressas, as idas ao contador e na prefeitura foram substituídas pelo envio de formulário digital com a mesma finalidade: prestar conta das receitas e despesas das instituições que recebem subvenção social da prefeitura de Irineópolis. Um dos avanços que a implantação do novo sistema de gestão pública já está proporcionando é a economia de tempo, redução da burocracia e agilidade nos processos da administração municipal.

Segundo o gestor de convênios do município, Jaime Júnior Grisang, a digitalização e análise dos documentos impressos levavam em torno de uma semana antes do processo digital. Com a modernização do sistema, a conferência das informações enviadas pelas instituições pode ser feita em menos de uma hora, reduzindo o tempo e também a quantidade de papel utilizado.“Em 2021 algumas instituições aderiram ao processo digital, mas a partir de fevereiro o sistema será utilizado por todas. O processo digital é simples, seguro e completo”, explica o gestor, que também destaca o empenho dos contadores de Irineópolis. “ Os contadores ,equipes dos escritórios de contabilidade e gestores das organizações da sociedade civil têm atendido prontamente as instituições, cadastrando todos os dados corretamente no sistema”, avalia Grisang.

O secretário de administração e finanças, Rodrigo Antônio Jurck, explica que o novo sistema deve atender os contribuintes em diferentes áreas. “Além da prestação de contas digital, já podemos contar com o aplicativo atende.net, que pode ser baixado gratuitamente em celulares do sistema android ou ios. Através do aplicativo, já podem ser solicitadas informações e serviços à administração municipal. Em breve teremos ainda mais novidades nesta área”, garante Jurck.