Prefeitura entrega títulos de propriedade para moradores do loteamento Parra
“Irineópolis dá exemplo para o estado e para o Brasil. Em 2018 foi o primeiro município de Santa Catarina a emitir títulos de propriedade pelo REURB, pela lei federal. As prefeituras ainda nem sabiam o que era esse tema, e aqui já tinham matrículas sendo entregues”. O depoimento de Djalma Morell, presidente da Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina (Adehasc), responsável por atender mais de 170 municípios, demonstra a seriedade do trabalho do setor de regularização fundiária de Irineópolis, que na tarde de sábado, 19, realizou a entrega de 29 matrículas para proprietários de imóveis no loteamento Parra.
Entre os moradores que receberam seus títulos de propriedade está Maria Aparecida de Souza, que há pouco mais de três anos reside no loteamento. Para ela, a matrícula é mais que um documento, é a garantia da melhoria da qualidade de vida das famílias. “A gente não tem luz em casa, porque precisa da matrícula para a Celesc ligar. Agora vai mudar muita coisa e também vai valorizar onde a gente vive. Vai ajudar não só eu, mas também todos os vizinhos. Não tem como explicar, a gente só tem a agradecer”, disse a moradora.
Do início das ações do programa até agora já foram entregues mais de 380 matrículas para famílias que residem na área urbana do município. “Com o empenho e dedicação de nossa equipe e instituições parceiras já foi possível regularizar imóveis nos Loteamentos: Stein, Plugge, Aparecida, Jardim Brand I e II, Cohab Nova São Francisco, Bráulio Ruckl, Donda, Valões I e II, Carmen Ossowinski, Cohab São Francisco, Vicente Lech além de áreas devolutas da União. Com imóveis legalizados, os moradores podem ter acesso a serviços públicos e programas de habitação para reforma ou construção de moradias”, explica o prefeito Lademir Arcari, que durante o evento também falou sobre o trabalho do ex-prefeito Juliano Pozzi Pereira e dos servidores que estiveram à frente dos processos de regularização fundiária, como a ex-diretora de administração, Lilian Dziedzic e a atual coordenadora Gabrieli Halabura. “Me sinto emocionada em poder estar aqui hoje junto com vocês. Tudo dá certo, mas precisam ter pessoas que lutem para que as coisas aconteçam, por isso também quero parabenizar aqueles que acreditaram e trabalharam para que hoje fossem entregues esses títulos”, disse a vice-prefeita, Circe Neppel Sfair, que também falou sobre a alegria em poder retornar às atividades após um período de cuidados com a saúde. Durante o evento de entrega dos títulos de propriedade, outras lideranças também destacaram o trabalho realizado no município. O ex-secretário de administração, Sidnei Wagner, que iniciou as atividades de regularização fundiária através do Lar Legal, e o atual secretário da pasta, Rodrigo Jurck, destacaram o empenho e persistência do município para que o trabalho resultasse na regularização de diversos loteamentos.