Mutirão contra o mosquito será realizado em junho

Entre os meses de janeiro e maio foram confirmados 11 focos do mosquito Aedes aegypti em Irineópolis. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 18, durante reunião da Sala de Situação, na secretaria municipal de saúde. Para acabar com possíveis criadouros do Aedes aegypti,transmissor de doenças como dengue, zika e chicungunya, o município organiza novas edições do “Arrastão contra o mosquito”.

As ações acontecem entre os dias 20 e 24 de junho no centro, nos bairros e também em Poço Preto e São Pascoal. Neste período as equipes da vigilância epidemiológica, agentes de saúde e voluntários do programa Cidade Limpa e Solidária devem vistoriar residências, orientar a comunidade, além de retirar objetos que possam servir como criadouros do mosquito, como lata, lonas e pneus que estejam em local aberto e possam acumular água.

A secretária de saúde, Giseli Kempinski, explica que se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados pelo mosquito podem permanecer intactos mesmo durante os períodos mais frios do ano, podendo originar um novo ciclo do mosquito. “No inverno devemos redobrar a atenção e as medidas de prevenção. Os criadouros estão em quintais, pátios, em recipientes que acumulam água parada e se tornam propícios para manter os ovos depositados intactos. Por isso precisamos da ajuda de todos nestas ações que visam a prevenção”, lembra a secretária.

Além do arrastão contra o mosquito também devem ser realizadas novamente atividades de conscientização com estudantes do município, recolhimento de pneus e campanha com orientações sobre o descarte correto do lixo. “Vamos fortalecer as ações de combate ao Aedes aegypti e contamos com o apoio de toda a população para que essas iniciativas tenham sucesso e possamos acabar de vez com os focos do mosquito no município”, enfatiza o prefeito Lademir Arcari, que também participou da reunião da sala de situação.