Prefeito e secretário de agricultura visitam produtores rurais

Nesta época do ano, diferentes produtos saem de Irineópolis em direção a outras cidades e regiões do país, garantindo qualidade no mercado e movimentando a economia. Nos primeiros meses de 2023, cargas de Beterraba, cenoura e tomate passam pelas estradas bem conservadas do interior do município e seguem rumo às capitais e grandes centros.   O prefeito Lademir Arcari e o secretário de agricultura, Edson Marcos Chaves, acompanharam esta semana o trabalho na colheita de cenoura e tomate nas áreas cultivadas pelo agricultor Denilson Stanczak, que também investe na produção de cebola, beterraba e melancia. “Temos observado muita qualidade nas lavouras em Irineópolis. Nas áreas cultivadas pelo Denilson não é diferente, além do cuidado com a conservação do solo, é nítida a boa produtividade tanto em quantidade como também em qualidade”, destaca o prefeito.   Já faz mais de 15 anos que Denilson iniciou a produção de cebola em Irineópolis, depois também apostou no cultivo de beterraba e cenoura. “A produção de tomate é mais recente, em torno de uns dez anos”, relata Stanczak, que lembra da importância do apoio que teve quando decidiu se tornar produtor de HF. “De início tive o incentivo do Juliano Pozzi Pereira , que trabalhava no Banco do Brasil e da Toni Cerealista. Aí a gente foi pegando o gosto por essa área. Não foi fácil, mas agora já aprendemos bastante a trabalhar com essas culturas e pegamos o jeito do mercado também”, comenta.   Nesta última safra foram cultivados 90 hectares de cenoura, sete de beterraba e 17 de melancia. Por conta das geadas no ano passado houve perda da produção em 7 hectares de tomate, cerca de 70 por cento do primeiro lote plantado. Em razão disso estima-se que a área o colhida será de 47 hectares. “ Pretendo continuar com essas culturas. A gente começou pequeno e todo ano foi aumentando, agora estamos em uma área considerável que pretendemos manter”, enfatiza o produtor, que destinará a produção para cidades como São Paulo, Florianópolis e Curitiba.