Semana do MEI começa com palestra em Irineópolis

Empreendedores de Irineópolis participaram nesta segunda-feira de consultoria sobre planejamento empresarial. A iniciativa integra a programação da Semana do MEI, que acontece entre os dias 22 e 26 de maio e é realizada pela Prefeitura em conjunto com o Sebrae.   O município teve sete empreendedores cadastrados para receber orientações na área de planejamento. Eles buscam aperfeiçoar a gestão de seus negócios e colocar em prática ideias que resultem no avanço de suas atividades. A costureira Carina Preisler foi a primeira empreendedora atendida com a consultoria. “Foi muito bom, foi ótimo. Abriu minha mente de uma maneira que eu não esperava. Um conhecimento que me fez pensar em pontos negativos e positivos. Conseguiu me esclarecer muitas dúvidas e ajudou bastante”, avalia Carina, que há oito anos se dedica ao ofício que aprendeu com sua mãe.   O consultor do Sebrae, José Sawinski Junior, explica que durante a consultoria busca-se entender o modelo de negócio de cada empreendedor, suas dificuldades e a forma como enxergam mercado. Essa análise ajuda os empreendedores a trilharem um caminho com mais segurança e motivação. “A gente faz análise de ambiente tentando entender os pontos fortes e fracos do negócio, também as ameaças e oportunidades. Com isso, muito que já está no instinto do empreendedor vem à tona. Quando coloca no papel ele começa a ter uma visibilidade melhor daquilo que já estava sentindo e começa a tomar decisões mais assertivas para ter mais sucesso na trajetória do seu empreendimento”, comenta Sawinski.   Além da consultoria, durante a Semana do MEI também são realizados atendimentos e orientações para cidadãos que pretendem formalizar o negócio ou melhorar os produtos e serviços oferecidos aos clientes. A servidora que atua na Sala do Empreendedor, Madelaine Wieleski, destaca que entre os serviços oferecidos estão as orientações aos empreendedores sobre a Declaração Anual de Faturamento, notas fiscais, certidões e guias diversas. “Também fazemos o encaminhamento necessário para adesão ao programa de microcrédito municipal”, complementa. A Sala do Empreendedor funciona na Prefeitura de Irineópolis de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Os atendimentos são gratuitos.