Rede Rural de Segurança é apresentada durante reunião do CMDR

Irineópolis contará com Rede Rural de Segurança. A apresentação do programa coordenado pela Polícia Militar em parceria com o município e a comunidade, aconteceu durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural, realizada na tarde de segunda-feira, 12, no Centro de Uso Múltiplo.

“ A rede rural de segurança é uma estratégia eficaz para a diminuição dos índices de criminalidade e prevenção de ocorrências, fortalecendo a segurança no município e protegendo a população”, destacou o prefeito Lademir Arcari, que enfatizou a importância dessa iniciativa para que Irineópolis seja ainda mais segura. Durante a reunião, a presidente da Câmara de Vereadores, Eleni Baum, destacou que o poder legislativo apoia a implantação do programa. ” Somos parceiros desta iniciativa que vai contribuir muito com o nosso município”, disse a vereadora.

O comandante da Polícia Militar de Porto União, Major Paulo Ricardo Galle, ressaltou que a Rede Rural de Segurança é um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina, com o objetivo de aproximar a comunidade rural da polícia e das instituições responsáveis pela organização e gestão daquela área. Essa aproximação visa entender as necessidades da comunidade e resolver seus problemas. “O programa dá protagonismo aos moradores, permitindo que eles sejam os olhos da polícia em todos os cantões do município, potencializando a prevenção de delitos”, acrescentou o comandante.

Segundo o cabo Adriano Samoneck, o programa une a utilização de tecnologia à participação popular. “Os cidadãos participam ativamente da segurança da comunidade ao visualizarem e repassarem informações para a polícia por meio de uma rede rural, um grupo de WhatsApp onde ocorre a troca de informações. Essas informações são recebidas pela polícia, resultando em uma redução significativa nos índices de criminalidade, como já observado em diversos municípios de Santa Catarina”, destacou. O georreferenciamento no interior do município e identificação das propriedades também integram as etapas do programa, que já está em via de implantação no município.

Os vereadores Gilmar Niedzielski (Boral), Silvio Cieslak, o cabo da Polícia Militar Marcelo Wonsowski e o secretário municipal de agricultura Edson Marcos Chaves, também participaram da reunião, que contou ainda com a presença de representantes da Epagri, associações de agricultores e lideranças da comunidade.