Alunos da rede municipal participam do 1º Soletrando

Competição teve objetivo de aprimorar as habilidades linguísticas, aperfeiçoar a escrita e ampliar o vocabulário dos alunos

Aconteceu nesta quarta-feira, 30, o 1º Soletrando Municipal. Competição organizada pela Secretaria Municipal de Educação, na qual todos os alunos da rede municipal participaram de uma disputa de soletração de palavras. A competição foi dividida em duas modalidades com os alunos do 5º e do 9º ano, envolvendo todas as escolas do município, que realizaram etapas iniciais para a seleção de alunos para a etapa final.
           A competição nasceu com o intuito de aprimorar as habilidades linguísticas, aperfeiçoar a escrita e ampliar o vocabulário, estimulando os alunos para que pratiquem a leitura e a escrita. O trabalho desenvolvido nas salas de aula nas etapas eliminatórias buscou desenvolver também o sentido amplo de educação e respeito pelos colegas. Todos os alunos tiveram a oportunidade de soletrar, participar e apresentar-se para os colegas e no momento em que escutam outros colegas soletrando, puderam refletir sobre o uso correto das palavras e melhorar o seu conhecimento.

Para a secretária de Educação, Lillian Eliane Batschauer Ferreira, o Soletrando proporcionou o estimulo ao uso correto das palavras por meio de leituras e atividades lúdicas, além de apresentar aos alunos todas essas regras gramaticais. “Nossa língua portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras, que muitas vezes nos confundem”, disse. Nesse sentido, a competição alcançou seu objetivo. “Pudemos verificar a motivação dos alunos, que por meio de uma competição saudável buscaram ampliar o seu vocabulário, compreender o significado das palavras e a ortografia correta das palavras”, afirmou. A secretária acredita que é preciso que os alunos estejam atentos para ler, interpretar e principalmente, escrever corretamente as palavras. Ela agradeceu ao trabalho dos professores para que o evento fosse um sucesso e também agradeceu aos pais e parabenizou os alunos vencedores da competição. “O projeto também proporcionou uma oportunidade de envolvimento maior dos pais na interação com seus filhos e o estimulo no desenvolvimento da habilidade de soletração.”

RESULTADO I SOLETRANDO MUNICIPAL

CATEGORIA  9º  ANO:

1º Rosangela Woytechen – Núcleo Educacional Guilherme Bossow

2º Maria Eduarda Savicki –  Educação de Jovens e Adultos (EJA)

3º Gabrielly Prust Pavarin – Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder

CATEGORIA 5º ANO

1º Aliciane Aparecida Borges –     Grupo Escolar Zélia Milles

2º Lívia Tamiriz Barbosa-             Grupo Escolar Dalmo Edson Sfair

3º Otavio Cieslak Gurski –            Escola Reunida Brandel de Souza (Representante das Escolas do Campo)

Prefeitura de Irineópolis – SC

Jornalista Ellen Colombo –MTb 0004252 SC