Conferência de Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Irineópolis

Os impactos da pandemia de Covid-19 e as ações necessárias para a garantia de políticas de proteção integral foram os temas norteadores da 11ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta segunda-feira, 07, em Irineópolis. O evento contou com palestra, debate de propostas e também apresentações culturais feitas pela banda do Cras e crianças atendidas pelos projetos da assistência.

O prefeito Lademir Arcari e a vice-prefeita Circe Neppel Sfair prestigiaram a conferência e falaram sobre a importância do diálogo com a população para o planejamento das ações do poder público. “As conferências são importantes espaços de discussão que possibilitam a avaliação dos serviços ou ações do município e a deliberação de propostas que contribuem com políticas públicas. Esse trabalho em conjunto entre gestores, servidores e a sociedade faz a diferença para a construção de um município, estado e um país melhor”, comenta Arcari. Em seu discurso na abertura do evento, a vice-prefeita falou sobre os impactos da pandemia e a importância de cuidados para a saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Da mesma forma que a vice-prefeita, a secretária de assistência social, Vera Lúcia também falou sobre a pandemia de Covid-19, ressaltando os serviços e ações desenvolvidas pela equipe para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social. “Com o Cras em Casa garantimos o acesso de crianças e adolescentes às atividades socioeducativas num momento tão delicado como aquele que vivemos. Fortalecemos vínculos e mantivemos o convívio dos grupos durante a pandemia e agora retomamos as ações de forma segura e fortalecida”, explicou Vera.
As discussões acerca do tema da conferência foram conduzidas pelo cientista social Guilherme Cechelero, palestrante do evento. Os trabalhos ocorreram de forma dinâmica e com a participação do público, formado por crianças e adolescentes, servidores públicos e representantes da sociedade civil, resultando em propostas para a melhoria das políticas públicas em âmbito municipal, estadual e federal. “Na conferência foram propostas novas medidas para que esta política possa avançar e atender as necessidades e os direitos da criança e do adolescente. Ficamos muito felizes em ver que esse público, formado em sua maioria por estudantes das redes municipal e estadual de ensino, foi protagonista no evento, sugerindo, participando e contribuindo com o debate dos eixos temáticos”, avalia a presidente do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, Juliana Portes.

A conferência contou com a participação da primeira-dama, Elisonete Drehmer Arcari, secretários municipais, diretores, lideranças locais, representantes de grêmios estudantis, escolas e diversos segmentos da sociedade.