Equipes das hortas comunitárias participam de treinamento

Preparo do solo, adubação orgânica, controle de pragas e técnicas adequadas no manejo de hortaliças foram alguns dos assuntos abordados durante o curso de olericultura básica, realizado durante os dias 06 e 07 de junho com os integrantes da horta comunitária “Semeando valores, colhendo cidadania”. A capacitação resulta de uma parceria entre a Prefeitura, Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis, FAESC e SENAR.

Além de conferirem as explicações e orientações da instrutora do Senar, Bianca Simon, os participantes também realizaram atividades em campo, colocando em prática alguns dos conhecimentos adquiridos durante o curso. Para Solange Mainardi da equipe da horta comunitária do bairro São Francisco, o treinamento trouxe novas informações que contribuem com as ações do plantio até a colheita “ A gente aprendeu mais sobre como mexer na terra melhor, a dosagem dos produtos de colocar na terra, foi tudo bem interessante. Foi muito bom esse curso”, avalia. A voluntária da horta, Elizangela Konig, também gostou das aulas. “ Aprendemos sobre irrigação e a importância das flores para afastar bichinhos que estragam as verduras”, comentou.

A vereadora e integrante do Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis, Eleni Baum, explica que o curso teve entre seus objetivos aprimorar as técnicas utilizadas pelos integrantes das hortas comunitárias, fomentando a geração de renda. “O intuito do Senar e do Sindicato é levar ainda mais conhecimento aos participantes e dessa forma contribuir com o desenvolvimento das atividades, do plantio até a comercialização. Para isso, foram realizadas aulas teóricas e práticas que possibilitaram a troca de experiências, orientações direcionadas e esclarecimentos de dúvidas”, pontua.

Para a secretária de assistência social, Vera Lúcia Piotrowski Cubas, além de ajudar no fortalecimento do projeto Hortas Comunitárias, o treinamento às equipes também proporcionou aos voluntários a aquisição de novos saberes e momentos de convívio social. “ Esse conhecimento pode ser aplicado nas atividades do projeto e no dia a dia na casa dos participantes, estimulando a construção de sua própria horta caseira”, avalia a secretária.